RFID : Uma tecnologia adaptada aos comerciantes retalhistas especializados

uma solução para o furturo

A RFID é visto por muitos e há muitos anos como a tecnologia do futuro, nas áreas de produção, da cadeia de fornecimentos e da logística, onde as vantagens do acompanhamento das imobilisações foram sempre mais evidente. Muitos comerciantes retalhistas que permanecem cépticos e ainda relutam em usá-lo nas lojas. A situação pode mudar em breve.

Até há pouco tempo atrás, as aplicações RFID se concentravamm principalmente no rastreamento de paletes e caixas. Elas agora estão a desenvolver sobre o rastreamento dos itens. Os comerciantes retalhistas, especialmente aqueles especializados em artigos de luxo, utilisam a tecnologia RFID para ter melhor visibilidade de seu armazém, otimizar os seus inventário e facilitar as compras de seus clientes, oferecendo uma escolha mais ampla.

Com os preços em queda e uma integração mais fácil, a RFID é cada vez mais adoptada por aqueles que desejam desenvolver as suas actividades e utilizar esta tecnologia para melhorar os processos de negócios e, assim, as suas relações com os seus clientes. Embora a implementação de RFID pode colocar alguns problemas, ele também pode abrir as portas para muitas oportunidades ainda inimagináveis.

O comerciante e a RFID

Os comerciantes devem oferecer produtos no momento certo e em quantidade suficiente. A integração da tecnologia RFID pode automatizar os processos da cadeia de abastecimento, tais como o acompanhamento da circulação de bens e os fluxos de estoque, e, assim, reduzir o pessoal necessário para tais tarefas. Em termos de monitoramento loja de ativos, RFID permite aos comerciantes retalhistas de acompanhar o estoque do início ao fim sem ter controle físico necessário. Todos os produtos, em todos os tamanhos e cores, assim como a sua disponibilidade no lugar certo.

O comerciante pode otimizar as oportunidades de vendas e rotação de estoque, garantindo aos clientes de sempre encontrar o que eles querem e isso apenas em um clique. A equipe é liberada desta tarefa e, assim,pode dedicar mais aos clientes e consequentemente, facilitar as suas compras. Os comerciantes que adotam e etiquetagem RFID ao nível de item será capaz de impulsionar as vendas, enquanto melhora a sua imagem com os seus clientes.

RFID também pode ser usada para verificar as mercadorias na chegada ao armazém. Enquanto os itens passam do cais para o caminhão, e depois para a loja, o sistema RFID pode realizar inventários automáticos, e comparar os itens da nota de entrega. O fluxo dos produtos torna-se mais completa, existem menos rupturas de estoque, o número de produtos vencidos é reduzida e já não existem quaisquer discrepâncias contabilísticas.

Quais são os pontos-chave durante a implantação de uma solução de RFID?

Todos os serviços da empresa (a operação na oferta / cadeia de fornecimentos e gestão) deve aderir ao projeto RFID. Se os benefícios são óbvios para os serviços operacionais,da cadeia de abastecimento e da logística, a RFID permitirá ao serviço de administração da empresa ganhos significativos. É por isso que o seu envolvimento será fundamental para o sucesso do projeto. Os dados RFID devem ser integrados com todos os sistemas em que sejam relevantes para o nível de artigo e o fato de que eles permitem ter uma visão global do negócio.

A escolha dos materiais de consumo também é essencial. Você deve ser capaz de anexar convenientemente etiquetas RFID diretamente sobre o item ou a sua embalagem e remover facilmente após a compra do artigo, que é uma solução mais econômica.

Os suportes de etiquetas RFID são impressos em "inlays" cujo o espaçamento regular foi definida há vários anos para garantir a codificação de dados precisos. Hoje em dia, a impressão e o modo de codificação sem précortada permitem a redução de espaçamento entre os "inlays" e, portanto, o custo de consumo de 10%.

As impressoras RFID em modo de codificação sem precortada codificam as étiquetas no mesmo espaçamento que o especificado pelo fabricante de inlays. Já não é necessário retirar os "inlays" antes de codificá-los. Para garantir um processo confiável, requer impressoras projetadas com estritas tolerâncias mecânicas, uma tecnologia avançada de rádio frequência e um firmware inteligente. Impressoras RFID sem précortada são fáceis de integrar em uma rede sem fio, que pode ser atualizado à medida que novos padrões de RFID e aceitar diferentes tipos de inlays e etiquetas inteligentes.