Estudo de caso: Solução de impressão portátil

TÉCNICOS DE MANUTENÇÃO AUMENTAM A CONFIABILIDADE COM AS SOLUÇÕES DE IMPRESSÃO MÓVEL DA ZEBRA

 

 

Fundada em 1932, e.l.m. Leblanc, uma filial do Grupo Bosch é uma marca líder de aquecimento a gás e um dos principis actores no sector do aquecimento central em França. Desde o início, e.l.m. LeBlanc sempre adotou a mesma política: a inovação tirando partido da sua experiência e utilizando as mais avançadas tecnologias, mantendo a facilidade de manutenção e utilização de seus produtos.

Desde 2004, os técnicos de manutenção e.lm LeBlanc utilizam computadores móveis para gravar dados relativos às intervenções, imprimir relatórios, faturas, cotações e até mesmo a prova de pagamento por cartão de crédito. Os equipamentos da segunda geração, como a impressora móvel Zebra RW 420 ™, contribuiu para melhorias gerais em termos de desempenho, ergonomia e perícia técnica.

O desafio

Reforçar a fiabilidade dos equipamentos dos técnicos de manutenção.

A solução

Tecnologia utilizada:

    • RW 420 ™ impressora móvel com conexão Bluetooth
    • Assistente de PDA Leitor de códigos de barra

impressoras móveis Zebra de série RW acoplado a um PDA e um leitor de código de barras

As vantagens

    • Melhor qualidade de impressão
    • Maior velocidade de impressão
    • Maior autonomia
    • Aumento da robustez
    • Excelente conforto do usuário
    • Maior retorno de investimento (ROI)

Neste contexto de melhoria contínua dos serviços prestados aos seus clientes, ELM LEBLANC lançou um projeto informático em 2002 com o objectivo de dotar os seus 300 engenheiros de manutenção de um kit de hardware com um PDA, uma impressora móvel e um leitor de código de barras.

Com essas ferramentas, os técnicos podem acessar aplicativos dedicados a consultar o seu programa de intervenções que está sincronizado com o seu PDA a cada instante. E ainda, eles têm acesso a informações de clientes, visitas já realizadas e o livro manutenção de cada caldeira a gás. Eles também podem consultar o preço de catálogo e o inventário de peças de reposição em estoque. Durante cada visita ao cliente, o técnico acessa o aplicativo móvel para entrar a natureza da sua intervenção, as peças mudada. Tudo isso usando um leitor de código de barras. Ele pode, em seguida, imprimir um relatório de intervenção, fatura, citações e comprovante de pagamento por cartão de crédito.

As vantagens

Recompensado vários vezes pela sua inovação, esta aplicação móvel tem permitido a ELM LEBLANC economizar no back office, evitando a dupla digitalização dos relatórios de intervenção que foram previamente enviados por fax. As informações ficam mais confiáveis e actualizadas, porque os erros inerentes à dupla entrada foram evitados.

Com cerca de 300.000 intervenções técnicas anuais, a empresa estima ter economizado 500.000 € por ano.

Além disso, passa-se cerca de 20 dias entre a intervenção e a entrada do relatório no sistema informático, o que dificultava a análise pós-venda das actividades de serviços. Este projeto informático também automatiza o processo de provisão das peças pelos técnicos. Houve uma melhoria na logística para os dois técnicos de intervenção assim como para os clientes. Através deste projecto, o papel e o trabalho dos técnicos foram valorizados. "Eles já não são considerados como meros trabalhadores manuais", confirma Eric Payan, Director dos Serviços de Informação de Marketing ", Agora eles gostam de ser chamados de" especialistas de ELM LEBLANC '. "

Uma nova geração de equipamentos ergonômicos

O projeto foi tão bem sucedido que se pagou em menos de 2 anos. No final de 2006, ELM LEBLANC percebeu que seus PDAs padrão já não eram adequados. "Decidimos substituir toda a nossa frota de equipamentos de informáticos móvel", continua Eric Payan.

A empresa optou por um equipamento mais robusto. O PDA padrão até então usado pelos técnicos eram frágeis e não podiam utilizá-los fora de suas caixas de ferramentas. "Estes dispositivos não eram forteso suficiente. Nós desenvolvemos uma capa de esponja protegê-los nas caixas de ferramentas, que também continham peças de reposição", diz Eric Payan. "Neste contexto, tivemos impressoras absolutamente mais robustas", acrescenta. "Testamos seis impressoras móveis no total. A impressora Zebra RW 420 obteve melhor resultados nos nossos testes de robustez, velocidade e qualidade de impressão, utilização autônoma e facilidade de uso. "Fácil de usar, leve para transportar e grande operação ELM LEBLANC também apreciou a facilidade com que seus técnicos começaram a usar estes novos dispositivos. O terinamento de uso ocorreu em maio e junho de 2007. Metade de um dia foi o suficiente para todos os técnicos. As aplicações foram simplesmente adaptadas entre dispositivos de primeira e segunda geração.

Os técnicos não só encontraram novos dispositivos mais confiável e fácil de usar, eles também apreciaram a robustez e praticidade. Os seus equipamentos (ferramentas, peças de reposição e hardware) pesam 17 kg. Usando as novas impressoras móveis Zebra, este peso foi reduzido de 5 kg. Além disso, proteção foi substituída por um estojo de proteção flexível que o técnico pode transportar confortavelmente numa cinta em sua volta ou até mesmo no ombro. Várias seções são removíveis. Por conseguinte, é possível remover os artigos da capa de proteção se for necessário. A impressora ganhou em ergonomia e facilidade de transporte. Esta solução tem sido muito bem aceitada. Os técnicos ganharam liberdade de movimento e podem imprimir documentos mais rapidamente, com uma excelente qualidade de impressão.

Com o novo sistema, os técnicos são mais vistos como especialistas e ELM LEBLANC foi capaz de reforçar a sua imagem na vanguarda da inovação.

"Testamos seis impressoras robustas e a Zebra RW 420 saiu por cima. Os seus resultados foram de longe, o melhor em todos os nossos testes de robustez, de velocidade e de qualidade de impressão, de utilização sem vigilância e de facilidade de uso."

Éric Payan, diretor de serviços de informação de marketing, e.l.m o Leblanc.