As diferentes tecnologias associadas aos códigos de barras:

Os novos utilizadores de código de barras, precipitam-se muitas vezes para tecnologias familiares (tais como impressoras a laser, impressoras matriciais ou impressoras de jato de tinta) que já estão conectadas a uma rede e, portanto, consideradas apropriadas para etiquetagem de código de barras. Embora estas impressoras podem ser utilizadas para as aplicaçãoes simples, elas possuem algumas limitações que as tornam inadequads para a etiquetagem profissional. Os limites destas tecnologias tradicionais são velocidade d'impressão, flexibilidade, incapacidade de imprimir etiquetas de longa duração, ou com pré-requesitos de qualidade.

Impressão matricial

A tecnologia matricial utiliza um martelo ou alfinete para transferir o pigmento da fita de impressão para o substrato (ver Figura 1 e 2). Devido à tolerância mecânica e uma tecnologia de resolução limitada, estas impressoras são quase inutilizáveis para impressão de código de barras.

Avantagens:

  • As impressoras matriciais são facilmente acessíveis e econômicas..
  • Elas podem imprimir em praticamente qualquer tipo de formato e materiais.
  • As impressoras matriciais utilizam as fitas reutilizaveis que podem reduzir o custo total das fitas e das etiquetas.

 

Figure 2. Dot Overlap

Desvantagens:

  • As impressoras matriciais imprimem em baixa e média densidade e não podem garantir o respeito de certos requesitos do usuário final. O tamanho do ponto impressora matricial limita o tamanho do elemento final e da densidade do código de barras.
  • A utilização contínua da fita de impressão nas impressoras de matriz requer uma vigilância sistémática para garantir o contraste adequado de código de barras. A tinta da fita de impressão também pode produzir uma imagem inadequada para leitura com o scanner, o que aumentará a taxa de erros.
  • A saturação da tinta pode escorrer causando a degradação da imagem.
  • A etiqueta de uma impressora matricial é limitada em duração. As impressoras matriciais não podem imprimir etiquetas resistentes a produtos químicos ou a prova d'água.
  • A impressão de etiquetas nessas impressoras produz um quantidade importante de lixo. Além disso, o design da impressora matricial não permite uma utilização melhorada do espaço da etiqueta.
  • A velocidade de impressão de código de barras é muito reduzida quando o tamanho e a qualidade de impressão são importantes.

Impressão Inkjet

A impressão a jato de tinta é usada principalmente para imprimir em alta velocidade em embalagens de produtos ou pacotes com códigos de barras e com informações legíveis. A tinta do pulverizador de impressoras de jacto de tinta envia uma corrente contínua em toda a superfície da etiqueta de uma só vez ou gota por gota (ver Figura 3). No entanto, a impressão a jato de tinta não é aceitável para a maioria das aplicações de impressão de código de barras.

 

 

Avantagens:

  • A impressão inkjet (jato de tinta) propõe somente uma etapa, enquanto a impressão de etiquetas propõe duas: a impressão e a colagem da etiqueta sobre o produto.
  • Imprimir em jato de tinta em alta velocidade é o mais utilizado em linhas de produção de alta velocidade para a sua capacidade de impressão sem parar o fluxo de trabalho.

Desvantagens:

  • Impressoras jato de tinta não são eficazes na reprodução de códigos de barras com precisão aceitável.
  • A instalação de todo o sistema de impressão é cara porque ele é projetado para impressão de código de barras de grande volume e não para a impressão de lote indivídual ou de pequena quantidade.
  • A impressão a jacto de tinta requer monitoramento e manutenção para garantir uma qualidade de saída contínua e evitar entupimento de jato de tinta.
  • A precisão do "ponto" (dpi) e a resolução do código de barras são limitadas pela tinta que é lançada pelo jato, visto que as superfícies de impressão estão em constante movimento.
  • A maioria das tintas utilizadas com esta tecnologia são à base de água, o que pode destruir as etiquetas quando estas entrem em contacto com a água. Tintas não-solúveis em água estão disponíveis, mas essas tintas geralmente produzem um brilho que reflete a luz atrás scanner, tornando o código de barras ilegível para o scanner.
  • Os códigos de barras impressos sobre suportes escuros e ondulados têm uma baixa visibilidade devido o contraste.
  • O scanner deve ser cuidadosamente escolhido para garantir a leitura de código de barras fiável.

Impressão Laser:

A impressora a laser funciona como uma fotocopiadora; ela envia correntes de iões na superfície de impressão, resultando numa imagem carregada. A imagem, em seguida, atrai selectivamente partículas tônicas, transferindo a imagem para o substrato de papel. Depois que a imagem é transferida para a mídia, o calor ea pressão são de que a imagem adere ao papel (mídia) (ver Figura 4).

 

Avantagens:

  • As impressoras a laser funcionam corretamente a impressão de documento de papierunido que exige o códigos de barras.
  • Ela pode imprimir o texto de alta qualidade, assim como os gráficos em documentos de papel. E também pode ser utilizada como impressoras normais quando não é usada para códigos de barras.
  • A qualidade e a resolução do código de barras das impressoras laser são de alto desempenho, o que fornece um código de fácil leitura para qualquer scanner infravermelho.

Desvantagens:

    • As impressoras a laser não foram projetadas para etiquetagem dos produtos industriais ou de pequenas quantidades. Eles podem facilmente desperdiçar os consumíveis porque eles não podem produzir etiquetas simples ou pequenas. Na verdade, é preciso pelo menos uma metade de uma página de papel para assegurar a manutenção e o controle da folha. Então, a não ser que a etiqueta faça o tamanho da metade da folha ou que imprimamos várias etiquetas imediatamente, o resto da folha sera desperdiçada.
    • As etiquetas adesivas para impressoras a laser devem ser cuidadosamente escolhidas de modo para não fluir. Alternativamente, o adesivo pode bloquear o mecanismo de impressão ou pode causar deformação nas margens das etiquetas. Devido às pressões utilizadas no processo de transferência de imagens de impressoras a laser, muitos materiais de etiquetas estratificadas não são compatíveis com esta técnica. Os materiais que são compatíveis podem não estar sempre disponível em forma de folha necessária para a impressão a laser.
    • A impressão a laser pode variar por causa do toner e da tinta, tornando esta tecnologia de impressão imprópria para o longo prazo.
    • A etiqueta de papel em uma impressora a laser tem uma durabilidade limitada. Além disso, as impressoras a laser não pode imprimir etiquetas à prova d'água ou imprimir imagens.
    • O custo global de impressoras a laser (toner e despesas de aquisição) pode facilmente disparar se os códigos de barras são impressos em vez do texto clássico sobre essas impressoras. Impressão de texto geralmente requer apenas uma camada de 5% de tinta preta aproximadamente contra mais de 30% para códigos de barras. O custo de tinta por si só poderia ser seis vezes mais caro se imprimir códigos de barras em vez de texto.

Tecnologia térmica

As tecnologias mais utilizadas para a codificação de código de barras são impressão por transferência térmica e impressão térmica direta. Embora ambas as tecnologias utilizam o aquecimento de cabeças de impressão para criar a imagem na etiqueta, elas têm diferentes aplicações.
Na verdade, a impressão térmica usa suportes sensíveis ao calor, que escurecem quando passa sob a cabeça de impressão (consulte a Figura 5). Porque imprimem sem fita, as impressoras térmicas são valorizadas pela sua simplicidade.As etiquetas térmicas têm uma duração de utilidade significativa, mas não são projetadas para ambientes que as expõem ao calor, a longos períodos de exposição à luz solar, ou abrasão.

 

Benefícios:

    • A impressão térmica produz uma impressão de alta qualidade com uma boa leitura pelos scanners.
    • A impressora térmica é ideal para aplicações que requerem apenas uma curta duração de vida da etiqueta. Por exemplo, etiquetas de remessa e recibos são ideais para aplicações de impressão térmica, enquanto que os rótulos dos produtos não são.
    • As impressoras térmicas são simples de operar em comparação com a maioria das outras tecnologias de impressão porque não há nenhuma tinta, toner ou fita.
    • Os custos de manutenção permanecem baixos ao longo prazo, porque há pouca matéria-prima para substituir.
    • A impressão térmica permite a impressão de um único rótulo ou em lote com praticamente nenhuma perda de resíduos.
    • Os materiais recicláveis das ​​impressoras térmicas diretas beneficiam o meio ambiente.
    • As impressoras térmicas são construídas para serem mais robustas e também ter uma vida útil superior ás impressoras de matriz e impressoras a laser. Esta duração de vida permite a sua utilização tanto na indústria como nos escritórios.

Desvantagens:

  • A impressora térmica é extremamente sensível a condições externas tais como o calor e a luz.
  • Etiquetas de papel térmico permanece quimicamente ativa após a impressão. Por esta causa, as etiquetas térmicas, os estoques de Bilhetes são frequentemente cobertos para suportar a exposição de luz UV, produtos químicos e à abrasão.