Transporte e Logística: um sector-chave para a economia

É hoje amplamente reconhecido que o comércio e crescimento dependem de um sector de logística eficiente. Uma melhor logística é em grande parte sinônimo de desenvolvimento de negócios, diversificação de mercados para exportação, a capacidade de atrair investimento estrangeiro direto e crescimento econômico. Logística de comércio é vital! O comércio international baseia-se em torno de uma rede de operadores logísticos cada vez mais globalizada. No entanto, a facilidade de acesso aos mercados internacionais através desta rede depende de factores específicos de cada país. O Banco Mundial classifica mais de 150 países, dependendo da eficiência do seu abastecimento com um Índice de Desempenho Logístico (ranking do LPI). Alemanha está no topo deste ranking internacional.

A pressão sobre a cadeia de abastecimento

Infra-estrutura subjacente à cadeia de abastecimento global são na maioria das vezes desatualizados. As instalações portuárias, as redes de estrada e as vias marítimas não são suficientemente escaláveis, os sítios de produção não têm flexibilidade e são, por vezes, antigos, e torna-se urgente de consumir menos energia e produzir menos de lixo no mundo.

Estudos mostram que os maiores desafios para a cadeia de abastecimentos são a flexibilidade, a visibilidade e a sustentabilidade. Para se adaptar às rápidas mudanças de comportamento do consumidor que tem um impacto enorme no sector da logística, é necessário criar novos serviços e processos. O controlo das despesas não é suficiente. As empresas da cadeia de abastecimento deve contar com as novas tecnologias para permanecer competitivos e oferecer serviços de valor agregado aos seus clientes que são cada vez mais exigentes e os demandantes.

O papel fundamental dos sistemas de informação

Os sistemas informáticos estão entre os vários componentes da cadeia de abastecimento, aqueles que são menos utilizados e explorados. Para responder aos desafios impostos pela cadeia de abastecimento moderna e lidar com as pressões feitas sobre essa cadeia, é necessário melhorar a visibilidade da demanda, da oferta e das restrições de produção e de entrega. Para isso, os bens e as mercadorias em líquido em todos os níveis da cadeia deve ser visíveis e rastreaveis, as demandas dos consumidores e os padrõesde compra devem ser controlados mais de perto.Os requisitos operacionais dos parceiros de distribuição ou dos fabricantes externos precisam ser mais compreendidos e os fluxos de inventário devem ser controlados com maior precisão.

Que papel pode desempenhar a identificação automática?

A identificação automática permite, por suas melhores práticas, melhorar a eficiência, e coletar dados para criar uma cadeia de abastecimento verdadeiramente visível. Etiquetas de código de barras e RFID são bastante indicadas para isso e geram os pontos de dados utilizáveis para uma melhor gestão dos fluxos de materiais, inventários e das compras. Além disso, o ganho de eficiência e a visibilidade realizada graça ás soluções de identificação digital aumentam a flexibilidade do sistema sem nenhum custo adicional, o que é particularmente interessante nestas épocas de concurrência desenfreada.